Como morar nos Emirados Árabes Unidos

Você está pensando em se mudar para os Emirados Árabes Unidos, mas não sabe por onde começar? Então vou te explicar como funciona o sistema por nos Emirados Árabes Unidos, quais são as tuas opções e o que você precisa saber para fazer uma transição tranquila e lembre-se:

Ilegal é uma palavra que não existe nos EAU.

Tchê, para morar nos Emirados Árabes Unidos você precisa obter um visto de residente. Este visto pode ser adquirido por trabalho, estudo, investimento, empreendedorismo, habilidades, freelancer etc, e é importante destacar que não existe visto de trabalho nos Emirados; todo visto é considerado de residência.


Claro que cada Emirado tem a sua política de permanência, e portanto a validade do teu visto de residência pode variar de 1 a 3 anos de duração, mas sempre estará ligado ao seu contrato.


Vamos falar primeiro sobre VISTO DE RESIDENTE por trabalho:

Vale lembrar que eu NÃO sou agência de empregos mas eu ofereço consultoria de imigração para quem deseja se estabelecer nos Emirados. Tiro dúvidas e faço orientações personalizadas. Se você estiver interessado entre em contato para mais informações e explore os outros artigos aqui no meu blog.


Aqui vai uma dica prática: a maioria das empresas nos Emirados prefere contratar candidatos que estão fora do país. Por quê? Porque contratar alguém que está dentro dos EAU resulta em uma taxa extra para fazer a troca de status do candidato e quem para é a empresa, então é mais vantajoso contratar quem está fora. Assim o processo é geralmente feito por meio de uma avaliação de currículo e entrevistas por
Nunca pague qualquer valor para obter uma oferta de trabalho. Os custos com visto e passagem geralmente são de responsabilidade da empresa contratante. Para verificar a autenticidade de uma oferta, entre em contato diretamente com o departamento de recursos humanos da empresa.

NÃO EXISTE DIREITO DO TRABALHO NO UAE
NÃO EXISTE APOSENTADORIA
AUXILIO DESEMPREGO É VOCÊ QUE PAGA (e é obrigatório)



A empresa após confirmar o interesse em te contratar, irá te enviar uma "Offer Letter" (carta de oferta de trabalho) que é registrada no Ministério do Trabalho dos Emirados, onde consta todas as condições do contrato. O contrato formal será assinado somente quando você chegar ao país, conforme a legislação local.

Certifique-se de que todas as condições estejam detalhadas na offer letter e no contrato, como por exemplo as condições de rescisão, condições da acomodação (dividida com terceiros ou não), carga horária, horas extras, passagem de volta ao Brasil, direitos dos familiares, etc. Não é possível reclamar posteriormente qualquer promessa feita verbalmente mas que não tenha sido incluída na Offer Letter e no contrato de trabalho.

A Embaixada do Brasil em Abu Dhabi frequentemente recebe denúncias de brasileiros enganados por ofertas de trabalho fraudulentas. Os golpistas normalmente oferecem salários altos e benefícios atraentes, mas exigem pagamentos para cobrir “taxas de processamento” ou “emolumentos para o visto" e esse é o golpe. NENHUMA empresa irá solicitar que você pague qualquer taxa de documentação ao te contratar.
Jamais acredite em ofertas de trabalho que envolvam qualquer tipo de pagamento de sua parte. Os gastos da viagem, visto e passagem necessários à contratação são normalmente, de acordo com a lei dos Emirados, de responsabilidade da empresa contratante. Para se certificar de que uma oferta de trabalho é verdadeira, procure o número de telefone do departamento de recursos humanos da empresa pela internet e ligue perguntando sobre a veracidade da oferta de trabalho.

Além disso, você sabia que as pessoas se aposentam obrigatoriamente, por lei, aos 65 anos de idade nos Emirados e por isso ninguém contrata pessoas acima dessa idade. Pois é, tudo nos Emirados tem tempo limite.


Outros tipos para obter VISTO DE RESIDENTE nos Emirados:

  • Visto de estudante - intercâmbio, onde você compra um pacote e recebe o visto de residente e a permissão para trabalhar pelo tempo do visto que você comprou com a escola.
  • Visto de freelancer - você compra o visto de residente e a permissão de trabalho de autônomo por 2 anos e pode morar e trabalhar legalmente. Só não pode vender coisas, a permissão é pra você oferecer serviços.
  • Visto de investidor - você compra um imóvel em Dubai e pode solicitar o visto de residente, incluindo para a sua familia, mas não tem permissão de trabalho. esse você terá que ver separado, de acordo com a sua area.
  • Visto por empresa - você abre o seu próprio negócio, com ou sem sócios e pode solicitar o visto de residente pra você e para a sua familia - eu faço abertura de empresa e presto consultoria para quem quer abrir a sua empresa, é só entrar em contato!
  • Visto Golden, Green, aposentado - são vistos especiais para quem tem algumas habilidades ou profissões, como médicos, engenheiros, cientistas, atletas, trabalho humanitário e precisa apresentar toda a documentação específica para cada atividade.

Tchê, achou esses informações úteis? Quer saber mais? Então me acompanha nas mídias sociais (@lisebueno e @tchenoexterior) e acessa meu site lisebueno.com para ver todos os produtos e serviços disponíveis.
E não esqueça de compartilhar este blog com quem pode ser beneficiar dessas dicas!
Dica boa é dia compartilhada.

Lise Bueno
@lisebueno
@tchenoexterior
@mahirabellydance


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O início da minha carreira

Minha jornada na Dança - Parte 1