O MITO - Dança do Ventre e a barriga...
Se você não sabe, eu pratico Dança do Ventre desde 1997 e dou aulas desde 1998 e eu ainda escuto pessoas falando: "Fulana! Não faz aula de dança do ventre porque tu vai ficar barriguda, viu? Essa dança vai fazer tua barriga ir para fora, tu vai ficar gorda...".
Devido à esse mito pré-histórico e também ao aumento de adeptos na dança dança do ventre com o passar dos nanos, resolvi durante minha gradução fazer meu trabalho de conclusão com este tema: A pratica da Dança do Oriente e as modificações cineantropométricas na região abdominal de mulheres, e assim, validar esta prática como obtenção e manutenção de saúde positiva da mulher.
Criei fichas de avaliação corporal e realizei as avaliações físicas nas minhas alunas, que não faziam outro tipo de atividade física e não tiveram nenhuma modificação na alimentação durante o estudo. O estudo ficou assim:
RESUMO: "Baseada na consciência corporal e no isolamento de grupos musculares específicos, a Dança do Oriente busca a superação dos bloqueios emocionais e corporais, através de movimentos que ofereçam flexibilidade e enrijecimento muscular de forma suave, sempre de acordo com a natureza feminina.
Os movimentos utilizados nesta dança relaxam as tensões, melhoram a circulação e a forma muscular, sempre respeitando o ritmo pessoal de cada praticante..."
METODOLOGIA: Aplicação de métodos cineantropométricos (diâmetro, perímetro, comprimento, massa e milímetros de dobra cutânea), utilizando protocolo de percentual de gordura de característica Ginóide.
SESSÕES DE DANÇA: Mulheres saudáveis de idades diversas, que não realizam outra modalidade de exercício e não se encontrem em restrição alimentar severa. É necessário 100% de frequência nas aulas, sendo ministradas 2 horas por semana durante 12 meses, em nível básico.
RESULTADO: Todas as praticantes aumentaram o percentual de massa muscular (o que auxilia no emagrecimento), diminuíram o percentual de gordura e diminuíram em média 3cm de linha abdominal e 5cm de cintura.
VALIDAÇÃO: O teste é validado, porém os resultados são válidos para a metodologia utilizada (Dança Árabe Contemporânea).
Na minha opinião você realmente vai ficar "barriguda" se não praticar atividade física com um profissional qualificado... ou engravidar...
Então dance! Faça aquilo que te deixa feliz, satisfeita e não dê atenção à opinião dos outros. A única coisa negativa que esta dança pode trazer é a coleção de roupas que você pode começar a ter hahahaha.
Te convido a seguir o perfil @mahirabellydance no Instagram, onde posto sobre dança e consciência corporal.
Obrigado por ter lido e agora aumenta o som e bora dançar!
Lise Bueno
@lisebueno
@mahirabellydance
@tchenoexterior
Comentários
Postar um comentário