Minha jornada na Dança - Parte 1
A Jornada de Mahira na Dança do Ventre
A dança sempre fez parte da minha vida, moldando não apenas minha carreira, mas também minha identidade. Meu nome artístico, Mahira, foi um presente de minha mestra no dia do meu batizado de formatura no nível básico da Dança do Ventre. A partir dali, uma jornada repleta de desafios, conquistas e aprendizados começou.2007: Dez anos de Dança e uma Surpresa Especial
Em 2007, celebrei meus 10 anos na dança ao lado de pessoas que marcaram minha trajetória: amigas, alunas e meu marido, que sempre acreditaram em mim. Foi uma noite inesquecível, repleta de emoção e carinho. Entre as homenagens - flores e um quero assinado pelas minhas alunas, um momento especial roubou a cena: minha filha, vestida de odalisca, "dançou" no final do show, tornando a noite ainda mais mágica.
As alunas que estiveram comigo nessa jornada foram muito mais do que alunas. Elas foram amigas, confidente e um apoio essencial em um momento desafiador da minha vida, ajudando-me a superar a depressão pós-parto.
2008: A Primeira Conferência Brasileira de Danças e Grandes Nomes da Dança
Em julho de 2008, organizei a I Conferência Brasileira de Danças, reunindo mais de 10 profissionais renomados para ministrar oficinas ao longo de dois dias intensos de aprendizado. Foi um marco na minha carreira, consolidando minha paixão pela organização de eventos e pela promoção da dança no Brasil.

No mesmo ano, tive a honra de trazer a grande Shalimar Mattar para dois workshops inesquecíveis, incluindo uma aula sobre a técnica da espada - desenvolvida por esta mestra. Fechamos o evento com um Jantar Árabe no restaurante Baalbek, onde Shalimar nos presenteou com sua dança deslumbrante. Foi uma noite memorável, reunindo as minhas alunas da agora Cia Olhar Oriental, assim como alunas da professora Hanife Hadassah e contamos com a presença das bailarinas Mia Maurer, Raquel Santos, hanife Hadassah e da mestra Thais Bernardes.
2009: Expansão e Conquistas na Dança Competitiva
O sucesso da Conferência Brasileira de Danças levou à sua segunda edição em 2009, com um elenco ainda maior de professores e uma programação ampliada, tendo como convidados os professores: Charis Mahaila, Raquel Santos, Thais Bernardes, Nadima Murad, Hanife Hadassah, Hind Said, Brysa, Dayane Maya, José Anchieta, Kris Galvão, Melissa Vieira, Elisa Pierim, Saionara Linhares, Rafael Lavaca, Antonio Cardoso e Rafael Lima.
O evento Mix Show também cresceu, sendo realizado em duas sessões para acomodar a demanda do público e dos artistas envolvidos e contamos com excelentes artistas e professores (Brysa, Hanife Hadassah, Alinne, Dayane Maya, Melissa Vieira, Cia Olhar Oriental, Raquel Santos, Kris Galvão, Magia Oriental, Joia do Nilo,Studio Shakti, Charis Mahaila, Cia Maktub, Saionara Linhares, Daiane Ribeiro, Shanarry, Shuvanis, Juan), além do ter o desfile da griffe Balily com roupas de Dança do Ventre e Tribal e o desfile da loja Namastê com roupas e acessórios indianos.
Outro momento importante foi a organização da I Seleção Brasileira de Danças Árabes, etapa classificatória para a Copa Brasil e o Sul-Americano da LIBRAF. Como Head Judge de Danças Árabes, tive a oportunidade de estruturar um dos mais importantes eventos competitivos da categoria, além de ministrar oficinas, coordenar a LIBRAF Convention, a feira LIBRAF e ministrar uma oficina de dança.
2010: Conectando Culturas e Representando o Brasil no Cenário Internacional

Esse ano marcou também a entrada oficial do Brasil no World Belly Dance Day, um evento global criado por Lydia Tzigane, de Dubai. Minha coordenação através do Mahira Events possibilitou a participação de Pelotas e Porto Alegre nessa celebração mundial, levando a dança do ventre brasileira para os holofotes internacionais.
2011 e 2012: Crescimento e Diversificação
Nos anos seguintes, expandi minha atuação no Mahira Events, incorporando serviços de desenvolvimento de mídia, identidade visual e suporte a projetos culturais e sociais, como o de Rosângela Silva da Conceição, atleta olímpica.
Fiz a mídia da Feira Verde Amarela em Dubai e participei da feira como expositora também.
Organizei também mais uma edição do World Belly Dance Day - Projeto Brazil, ampliando sua presença para diversas cidades, como Pelotas, Canoas (Kristian Galvão), Porto Alegre (Escola Filhas de Rá e Escola de Dança Nadima Murad), Viamão (Erine Bellydancer) e Caxias do Sul (Escola Rakaça e Escola Yalla). Foi um evento grandioso, superando todas as expectativas em arrecadação para causas beneficentes.
Outro marco de 2012 foi o lançamento do meu livro RDAC - Regulamento de Dança Árabe Competitiva, um guia pioneiro que estruturou as competições de dança árabe no Brasil. O evento de lançamento contou com presenças ilustres, como o presidente da LIBRAF, Claudio Franzen, e o vereador Garcia, além de performances deslumbrantes de Kristian Galvão e Bruna Gomes.
2013 e 2014: Consolidando a Presença Global
O ano de 2013 trouxe mais uma edição bem-sucedida do World Belly Dance Day, agora com sete cidades brasileiras participando ativamente.
Também coordenei a Copa Brasil e Sul-Americano da LIBRAF, evento que contou com a participação do podcast Sala de Dança e renomados profissionais da área, como Gilson Petrillo - na época presidente da ASGADAN, do coreógrafo, professor e bailarino Kristian Galvão e de inúmeras bailarinas e professoras.
Tive a oportunidade de ministrar o meu primeiro Curso de Jurados de Dança LIBRAF - Danças Árabes, aqui foi realizado na cidade de Nova Petrópolis-RS. Em 3 horas de curso não conseguimos abordar todo o assunto, pela sua complexidade, mas iniciamos um assunto extenso e complexo que proporcionou o aprimoramento do livro RDAC, que teve sua 2a. edição lançada alguns anos depois.
Já em 2014, minha trajetória profissional se intensificou nos Emirados Árabes, ministrando diversas aulas de Bellydance, GAQ e CORB ministrei workshops de Primeiros Passos em Dança Árabe, também em Abu Dhabi. Fui também convidada a compor a banca de jurados em um evento interno da academia Fitness First em Dubai neste ano e para completar o ano, organizei um workshop especial com a participação de mais duas professoras brasileiras que residiam em Abu Dhabi, com a programação de realizá-lo 2 vezes por ano.
Retornei ao Brasil para exercer meu papel de Head Judge na LIBRAF e coordenadora chefe das Danças Árabes na LIBRAF (durante o mês de realização deste evento apenas) e convidei a bailarina argentina Karina Armendariz para um workshop exclusivo de Aerosírio neste evento.
E Depois?
A história não para por aqui! A partir de 2015, novos desafios e oportunidades surgiram, levando minha carreira para novos horizontes. Mas isso fica para um próximo post...
Agradeço a cada pessoa que fez parte dessa jornada. Sem vocês, nada disso teria sido possível!
Comentários
Postar um comentário